A Copa do Brasil teve na noite desta quarta-feira (12) os primeiros semifinalista definidos. Após vencerem os confrontos das quartas de finais, Grêmio e Flamengo avançam de fase e estão mais próximos da grande final da competição.
Primeiro a avançar para esse posto na Copa do Brasil, o Grêmio recebeu o Bahia na Arena Grêmio em Porto Alegre. O duelo tricolor foi disputado desde os primeiros minutos e muito equilibrado sendo decidido apenas nos pênaltis.
Por outro lado o jogo entre Athletico-PR e Flamengo foi definido com base na eficiência. Os Rubro-Negros embora não tenham dominado a partida, foram mais efetivos e conseguiram alcançar duas vezes a rede adversária. Assim o clube não apenas aumentou a vantagem obtida na partida anterior, como também garantiu a classificação as semifinais.
Grêmio x Bahia
Após empatarem o primeiro jogo na Fonte Nova em 1×1 os clubes viriam a campo com a certeza de que quem ganhasse avançaria na competição. Nesse sentido, o Bahia foi o primeiro a colocar um pezinho na próxima fase.
No final do primeiro tempo, o atacante Everaldo recebeu de Kayky, puxou para a perna direita e chutou de fora da área no ângulo esquerdo do goleiro Gabriel Chapecó. Um golaço para o abrir placar e ganhar a frente da disputa nos acréscimos o primeiro tempo.
Com a vantagem, o Bahia só precisava segurar mais um tempo sem tomar gols e aproveitar as oportunidades que surgissem. Mas no segundo tempo o Grêmio, que precisava reagir na partida foi muito mais ofensivo.
Assim, aos 26′ minutos, o gol gremista finalmente sairia. Após Ferreirinha driblar o marcador e ganhar em velocidade pela esquerda, o ponta cruzou rasteiro a bola para o meio da área. O passe encontraria Villasanti, que definiria em um toque o placar da partida. Final Grêmio 1×1 Bahia.
Com a nova igualdade no placar a decisão precisou ocorrer nos pênaltis. Após ambos os times perderem oportunidades para concluírem as penalidades a seu favor, mas o resultado final seria mesmo 4×3 para o Grêmio.
Athletico-PR x Flamengo
Com a vantagem mínima no placar após ter ganho a primeira partida por 2×1, o Flamengo só precisava de um empate para avançar. Diante disso o Rubro-Negro até tentou equilibrar a partida, mas o domínio seria mesmo do Athletico-PR.
Precisando do gol para empatar no agregado e poder pensar em vencer o duelo, o Athletico-PR se lançava ao ataque e criava oportunidades. A maioria dessas vinham de jogadas pela esquerda com o atacante uruguaio Canobbio.
Porém, se o resultado já não era bom para o Furacão, ficaria ainda pior aos 44′ minutos do primeiro tempo. Após De Arrascaeta cruzar a bola na área, o meia Erick cabeceou contra o “próprio património”.
Com o gol contra, o Flamengo não só abria o placar na Arena da Baixada, como ainda ampliava a vantagem no agregado. Tentando se recuperar da situação péssima vivida em casa, o Athletico-PR viria ainda mais forte ofensivamente empilharia oportunidades de gol.
Contudo seria o Flamengo que voltaria a marcar na partida com Gabriel Barbosa, aos 48′ minutos do segundo tempo. Em jogada trabalhada, o atacante recebeu a bola ajeitada de cabeça por Léo Pereira e não perdoou. Assim o placar fecharia em 2×0 para o Flamengo.
Os semifinalistas da competição
Com o resultado das equipes, Grêmio e Flamengo farão um dos jogos da semifinal da Copa do Brasil. A outra partida será disputada entre os vencedores de Palmeiras x São Paulo e de Corinthians x América-MG.
Os jogos ainda não tem data definida, mas deverão ocorrer em breve. Contudo diante do momento atual das equipes a disputa promete ser muito acirrada.